Blog do Cabral

Aberta pela prefeita Sheila Lemos, 1ª Semana do Produtor de Leite segue hoje com mesa redonda e palestras

Uma mesa redonda sobre inspeções e certificações de produtos artesanais e palestras sobre aumento da produção leiteira e gestão técnica da bovinocultura de leite compõem a programação da 1ª Semana do Produtor de Leite desta quarta-feira (23).

O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR) em parceria com várias instituições, foi aberto ontem pela prefeita Sheila Lemos e já é considerado um sucesso. Mais de 300 produtores e estudantes de 31 municípios participaram da abertura, no auditório do Cemae.

Em sua fala, a prefeita de Vitória da Conquista destacou a importância do evento e ressaltou que o Governo Municipal está atento à necessidade de avanços que melhorem a qualidade de vida do homem do campo e para isso tem criado iniciativas como o programa “Vamos Produzir”, que incentiva a produção local e promove o desenvolvimento socioeconômico sustentável e geração de emprego e renda na área rural.

“A Semana do Leite vem compor esse cenário de novidades, de ampliação da visão do poder público acerca do potencial produtivo de nosso município também da cadeia produtiva do leite”, afirmou a prefeita.

Segundo Sheila Lemos, a 1ª Semana do Produtor de Leite é uma demonstração de que a atenção da Prefeitura também está voltada “para a zona rural, para o campo, para os agricultores, para pessoas que lutam bravamente, dia após dia, ano após ano, contra a seca e outras dificuldades para manter a produção agropecuária de Vitória da Conquista viva”.

O secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Luís Paulo Santos, lembrou que Vitória da Conquista está entre os dez maiores produtores de leite do estado, com uma produção diária de mais de 51 mil litros. “A intenção é trazer tecnologia e inovação para esses produtores de leite da nossa cidade e região, por isso temos expectativas muito positivas em relação a esta semana”, disse Luís.

O presidente da Associação dos Produtores de Leite do Sudoeste da Bahia (Aprolsuba), George Santos, acredita que a Semana do Leite é um marco histórico para Vitória da Conquista e região. “Iniciativas como essa permitem a melhoria da nossa atividade produtiva e a construção de relações amigáveis e profissionais concretizadas com a aprendizagem de conhecimentos novos e experiências a serem seguidas”, ressaltou.

Para o vereador Ivan Cordeiro, autor do projeto de lei que criou a Semana, a finalidade é fortalecer e dar visibilidade à cadeia produtiva do leite. “Queremos com isso incentivar os produtores de leite do nosso município, já que essa produção é fundamental para nossa economia local”, declarou o parlamentar.

O primeiro dia do evento teve uma palestra do engenheiro agrônomo e consultor do Sebrae de Sergipe, Paulo Suassuna. Suassuna, que é o idealizador da Tecnologia do Cultivo Intensivo da Palma, que proporciona produtividade dez vezes maior quando comparada aos sistemas tradicionais, falou sobre a produção da palma forrageira que se apresenta como principal espécie na alimentação de gado nas regiões localizadas no semiárido brasileiro.

A programação segue até a sexta-feira com palestras, mesas-redondas, oficinas e atividades externas com visitas a fazenda La Paloma e ao campo de multiplicação de palmas do Programa Palmas para Conquista.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também