Blog do Cabral Jornalismo Diferente

Após anunciar retorno às aulas presenciais, Mata de São João estabelece diretrizes

Em decreto publicado nesta terça-feira (27), a prefeitura da cidade de Mata de São João, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), estabeleceu diretrizes para a retomada das atividades escolares presenciais. Na cidade, as aulas presenciais devem retornar na próxima segunda-feira. No entanto, a gestão salientou que as aulas poderão ser suspensas 14 após a volta às aulas caso os índices da Covid-19 no município e na capital, Salvador, apresentem alta.

De acordo com o decreto, a retomada das atividades letivas presencias na rede pública e privada, ainda que de forma parcial, deverá observar como referencial a taxa de ocupação de leitos exclusivos Covid-19 do Hospital Municipal de Mata de São João, bem como os leitos de UTI Covid 19 de Salvador em percentual menor ou igual a 75% pelo menos nos três dias que antecederem a data de retomada.

Os valores observados para embasar a retomada serão a estabilidade ou queda na ocupação de leitos exclusivos para o tratamento da Covid-19, em Mata de São João e os leitos de UTI adulto de Salvador. Além disto, serão observadas a taxa de estabilidade ou queda na média móvel de novos casos da doença confirmados no município; a estabilidade ou queda na média móvel de caso ativos da Covid-19 e a estabilidade ou queda na taxa de transmissão do vírus na cidade. Estes valores serão disponibilizados pela secretaria municipal de saúde.

As diretrizes estabelecem ainda a necessidade de análise na evolução do processo de vacinação da população contra Covid-19 como fator relevante na avaliação da possibilidade de retomada das atividades escolares presenciais que poderão ser suspensas quando, ao final do período de 14 dias após a reabertura, a taxa de ocupação de leitos Covid adulto de Mata ou de Salvador e for superior ao indicado.

A imunização dos professores e da população em geral, também serão critérios avaliados na retomada. De acordo com o último boletim emitido nesta segunda-feira (26) pela secretaria municipal de saúde de Mata de São João, 46 pessoas estão contaminadas pela doença. Deste total, 36 fazem tratamento domiciliar e dez estão internadas.

Fonte: Bahia Notícias


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também