Blog do Cabral

Após quase três anos, Leo Prates deixa a Secretaria Municipal da Saúde de Salvador

Nesta quarta-feira (30) o deputado estadual Leo Prates teve a sua exoneração do cargo de secretário municipal da saúde publicada no Diário Oficial do Município, e retomará posse do mandato na Assembleia Legislativa da Bahia. Prates que assumiu a gestão da pasta em julho de 2019, afirmou sair do cargo com a sensação de dever cumprido, e acredita que deixa as secretaria preparada para que o seu sucessor consiga avançar ainda mais na qualidade dos serviços de saúde do município.

“Ter a oportunidade de trabalhar com a equipe da SMS representou um marco na minha carreira profissional e política, e tenho grande orgulho de poder ter contribuído, sobretudo no período da pandemia, que foi um desafio para todo nós”, afirma. “Hoje deixo esse cargo com o sentimento de missão cumprida, a certeza que a SMS estará em boas mãos, e que essa família da saúde continuará cuidando do nosso povo”, completa.

No período em que Prates esteve à frente da saúde do município, diversos indicadores registraram importantes avanços como o crescimento recorde na cobertura da assistência primária, e também da cobertura de saúde bucal. Através de ações como o Manda SMS pra Mim, Amigo Autista e Meu HMS, a pasta se aproximou da população. Enquanto o fortalecimento do SAMU, e da Diretoria Animal, qualificaram ainda mais o atendimento da população. A SMS também alcançou uma marca recorde no combate às arboviroses com a conquista do menor dado do Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa) dos últimos 16 anos.

Porém, segundo o próprio Prates, nenhum desafio foi tão grande quanto a pandemia da Covid-19. Foram investidos mais de R$ 1,3 bilhão neste período, garantindo a montagem de uma rede temporária que prestou atendimento a todos que precisaram. Durante a pandemia a saúde de Salvador teve um expressivo incremento no investimento voltado à inovação e tecnologia, com a criação de ferramentas virtuais como o Vacinômetro, Filômetro, o Hora Marcada e o Passaporte da Vacina. As ações adotadas pela SMS no combate à covid-19, foram replicadas em diversos estados do Brasil.

Após o desligamento da Secretaria Municipal de Saúde, Prates retoma o seu mandato de deputado estadual, e se prepara para lançar à sua pré candidatura para as eleições deste ano, na próxima quinta-feira (7), no Centro de Convenções de Salvador, na Boca do Rio.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também