Blog do Cabral Jornalismo Diferente

Barulho escutado por moradores da região de Livramento de Nossa Senhora foi mesmo um meteoro, confirma a Bramon

Na tarde do último sábado (02), moradores da região de Livramento de Nossa Senhora – BA ficaram surpresos com um barulho incomum. De acordo com a Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros, a Bramon, se tratava de um meteoro. Através de análise, com instrumentos específicos, a entidade confirmou que houve a passagem de um fragmento luminoso naquele local.

Diversos habitantes de Livramento, Brumado, Carinhanha, Dom Basílio, Rio de Contas e Jussiape ouviram um estrondo, na tarde do último sábado. Isso deixou os moradores apreensivos, sem saber do que se tratava. Após investigações, os técnicos da Bramon concluíram que foi um meteoro. Por ser um objeto grande, a energia liberada, ao atingir as camadas mais densas da atmosfera, pode causar um barulho e ser escutado por quem está da superfície da Terra.

Essa conclusão veio após tomarem conhecimento do que foi relatado pelos moradores destas cidades. Assim, a entidade detectou um flash nos dados do satélite meteorológico GOES-16 sobre parte da região entre 15h50 e 16h, daquele dia. Além disso, foi visível a passagem do meteoro, por algumas câmeras do Clima Ao Vivo, na cidade de Nova Redenção. O fenômeno aconteceu a cerca de 150 km de distância, de onde foi filmado.

“Isso não quer dizer que ele foi em Nova Rendenção, ele foi a sudoeste de Nova Redenção. Provavelmente a 120km, 150km a Sudoeste de Nova Redenção”, relatou Marcelo (diretor técnico da Bramon).

Imagem: Youtube/ Bramon Brazilian Meteor Observation Network

 

Veja a publicação no instagram. Curta e compartilhe.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também