Blog do Cabral

Dr. Valverde Marinho homenageia portadores da Síndrome de Down em seu Dia

 

Dr. Valverde Marinho homenageou os portadores da Sindrome de Down, nesta segunda (21/03), Dia Mundial da Síndrome de Down.

O médico explica que a Síndrome de Down não é doença e ocorre quando, ao invés da pessoa nascer com duas cópias do cromossomo 21, ela nasce com 3 cópias, ou seja, um cromossomo número 21 a mais em todas as células. “Isso é uma ocorrência genética e não uma doença”, explicou Dr. valverde.

Dia 21 de março foi definido pelo Down Syndrome International, por meio do geneticista Stylianos E. Antonarakis da Universidade de Genebra.

Marinho lembrou ainda, que “a Síndrome de Down não se trata de uma doença, mas sim de uma condição que afeta o sistema cognitivo do indivíduo, além de algumas características físicas específicas. De acordo com o Censo do IBGE, 45 milhões de brasileiros apresentam algum tipo de deficiência, sendo cerca de 300 mil com Síndrome de Down”.

Dr. Valverde defende a Constituição da República (1988) em seu art. 1º, inciso III, que dispõe em seu Art. 1º sobre a dignidade da pessoa humana. Para ele, não é apenas o direito de ter vida, mas também primar por uma vida digna.  “Somente a luta e esforços por uma vida digna a todos os indivíduos permitem uma convivência harmônica e pacífica entre todos na garantia de um Estado Democrático de Direito”, argumentou o médico conquistense que reafirmou seu compromisso como cidadão, profissional e representante político no cumprimento da Lei e promoção do bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

Parabéns Dr. Valverde Mont Alverne Alves Marinho!


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também