Blog do Cabral

Educador Zé Mario tem pré-candidatura homologada e quer defender o direito como garantia da dignidade humana

“O Direito como garantia da dignidade humana!”

 

Com o lema “O Direito como garantia da dignidade humana!”, o professor Zé Mario anuncia sua pré-candidatura a vereador, no município de Vitória da Conquista. O docente estará na disputa pelo partido MDB (Movimento Democrático Brasileiro) e apresenta a sociedade conquistense uma história de vida voltada para as lutas sociais, principalmente direcionadas a populações em situação de vulnerabilidade.

Zé, além de ser mestre na escola, é pesquisador e ativista. Ele sempre esteve ativo nas lutas por políticas públicas, voltadas ao direito humano. Por essa razão, quer fortalecer a luta por melhorias nos âmbitos da saúde, educação e segurança, dentro do Legislativo Municipal.

Mario começou a sua vida pública desde a década de 80, como professor. Naquele tempo, a educação para jovens e adultos começou a ser um pouco valorizada. Dessa forma, ele aproveitou o momento para ajudar quem precisava. Desde então, ingressou na prestação de serviços para comunidades carentes, buscando a alfabetização de pessoas em confinamento ou moradores de rua e, em seguida, tornou-se multiplicador na área da saúde, atuando no CAAV.

Nesse meio, ele foi um dos responsáveis pelo combate das ISTs e HIV AIDS, em locais de grande circulação de pessoas, como empresas, escolas, sindicatos e igrejas. A partir daí, tomou gosto pela profissão e quis ultrapassar fronteiras, participando da contribuição na vida social dos que mais precisam e interagindo em meios culturais e sociais.

Interessado pelas causas LGBTs, o pré-candidato participou do Projeto Transexualizador da Defensoria Pública do Estado da Bahia e articulou a Audiência Pública em defesa das políticas LGBT’S, o que gerou-lhe notoriedade na defesa dos direitos do público LGBT. Zé-Mario foi integrante da primeira comissão que organizou uma Parada LGBT em Conquista e, em 2017, assumiu a Coordenação Municipal de Politicas LGBTS.

Dois anos depois, 2019, o ativista  Zé, participou  da criação do Centro Integrado de Direitos Humanos, beneficiando 4 políticas públicas transversais: às Mulheres, o público LGBT, os jovens e a luta pela igualdade racial.

Dessa forma, Zé Mario se apresenta para a população conquistense como a pessoa que deu voz as lutas diárias de muitos grupos que são obrigados, a cada dia mais, provarem que existem e que necessitam de tratamento com igualdade e equidade e agora quer lutar também em outros espaços, como no Legislativo.

Suas bandeiras serão assim defendidas: 

Saúde: Ampliar o conceito para que ela chegue a todos.

Educação: Que seja libertadora e traga o cidadão para o contexto social.

Segurança: Pregar a cultura da paz e do respeito entre os seres humanos.

Além disso tudo, ele entende a condição de seguir forte na busca por outros direitos, como Liberdade, Igualdade, Dignidade, Paz e Justiça.

Por fim, Mario cita o Art. 1º, da Declaração Universal dos Direitos Humanos, pois a bandeira defendida por ele, se enquadra nesse dispositivo: “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espirito de fraternidade”.

Para os cidadãos que quiserem mais informações sobre o que o pré-candidato pensa de Vitória da Conquista, ele disponibiliza os seguintes contatos:

Telefone: 77 9900 – 7744 / Instagram @zemario_comvoce / Facebook: José Mário Barbosa


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também