Blog do Cabral Jornalismo Diferente

Moradora de uma comunidade rural de Macaúbas reclama da Coelba pelo atraso na instalação da energia elétrica

O Blog recebeu uma reclamação referente a um serviço, ofertado pela Coelba (Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia), que ainda não foi concluído. Uma moradora da Comunidade de Queimadas de Olho D´Água dos Barcelos, Zona Rural de Macaúbas, relatou para a equipe de reportagem que o Programa Luz Para Todos ainda não teve o trabalho encerrado pela empresa, naquele local. Ela informa que já se passaram quase 6 anos da data de início do projeto, no povoado, e até hoje não foi finalizada a obra.

De acordo com a leitora, no dia 12 de julho de 2015, funcionários da Coelba fizeram a colagem dos avisos nas portas das residências daquele lugar. Nesse papel impresso aparece o slogan do projeto, a descrição do ‘Orçamento Estimado’, a sigla ‘EXP’ com numeração ‘9002032993’ e a ‘Data de Levantamento’. Esta última é referente ao dia em que foi feita a fixação do papel.

Posteriormente, mais precisamente há 3 anos atrás, a empresa fez a medição dos locais, para instalação da energia elétrica. Além disso, os moradores fizeram um cadastro e a equipe responsável pelo serviço inseriu postes pequenos no território, que são como marcações. Cada objeto de madeira tem uma numeração. Segundo a agricultora, eles disseram que não iriam demorar para a finalização do trabalho.

Todavia, foi em 2021 que a empresa foi até a localidade para relatar uma nova projeção. De acordo com esse novo relato, em questão de 45 dias a energia estaria em funcionamento no lugar, pois iria fazer a instalação pela via mais próxima, no caso vindo da Comunidade de Olho D´Água.

Porém até agora, mais de 3 meses após esse último fato, não foi finalizada a obra.

A mulher diz que mora no Povoado há 29 anos e sofre muito sem energia elétrica. Além disso, não tem nem sinal de celular de qualidade, em determinados locais da comunidade.

Ela contou que já foi até a sede da Coelba em Macaúbas e o pedido da atendente foi que tentasse ligar para o número 116. Apesar de fazer a ligação, não foi resolvido o problema.

Segundo ela informa, os números de protocolos para o serviço são esses:


Queimadas de Olho D´Água dos Barcelos conta com 16 famílias. Esse que é um Povoado próximo de Fundão, com 7 famílias e Malhada Grande, com 5 casas.

Ao todo, são 28 famílias, nesses locais, que ainda não foram beneficiadas pelo Programa Luz Para Todos. Todas estão empenhadas em lutar pelo benefício.

Essas localidades ficam próximas da região do Fifiri.

Devido ao tempo que já se passou, os postes e os avisos nas residências estão com os números quase que apagados.

Confira fotos, enviadas pela leitora, das marcações e dos escritos:

Desde já, o Blog agradece a confiança que a leitora depositou, bem como deixa aberto o espaço para esclarecimentos, por parte da Coelba. Além disso, também se coloca a disposição para em breve entrar em contato com a empresa e buscar novas informações, ou talvez até soluções, sobre essa obra.

por João de Jesus


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também