Blog do Cabral Jornalismo Diferente

Oposição dita novo cenário político em Encruzilhada

 

Com oposição no comando da Câmara, prefeito de Encruzilhada vai para segundo mandato enfraquecido

Empossados da direita para esquerda: Ronaldo, Merquinho, Luciana de Edelio, Antônio (vice-prefeito), Manoel, Renata, Dr. Ley (prefeito), Jair, Vera, Jorge, Eugênio, Ezequiel e Sivaldo

 

A cerimônia de posse, presencial e sem convidados, do prefeito, do vice-prefeito e dos 11 vereadores eleitos em Encruzilhada (BA) para o período entre 2021 e 2024, na ultima sexta-feira (1º), realizada sob protocolos para evitar a disseminação do coronavirus, foi marcada por pronunciamentos acalorados, insinuantes e ponderados, que anunciam um mandato de mudanças no cenário político da cidade. Destaque para as falas de Ley e Luciana Lacerda, foco das atenções durante a solenidade.

Além do gestor, reeleito, Wekisley Teixeira Silva (Dr. Ley), foram empossados Eugênio Brito Nunes, Ezequiel Pereira Santos, Jair Lacerda Rocha, Jorge Alves Costa, Luciana Lacerda Soares Santos, Manoel Santos Porto, Maria Veronica de Sá, Merques Alves Rocha, Ronaldo Pales Rocha, Renata de Araújo Santos e Sivaldo Pereira Souza.

Enfraquecido para o segundo mandato, o prefeito tem à frente seu maior desafio: governar num cenário inédito, com minoria no legislativo. O que por si só anuncia uma gestão cautelosa e limitada para as pretensões por ele anunciadas, de “seguir fazendo muito mais do que nos quatro primeiros anos de mandato” e “deixar o maior legado político do município”.

Num discurso que passeou entre agradecimentos, homenagem a seu pai, ex-prefeito, e alfinetadas políticas, Ley falou que “politicagem não leva ninguém a nada”, mas dirigiu sua fala à oposição, num recado direto: “muitos tem valor outros tem preço” e “não estarei lá pra agradar A ou B”. Sobre as relações entre os poderes, garante o prefeito: “podem ter certeza que o Poder Legislativo e o Poder Executivo irão trabalhar juntos, desde que seja para o bem do povo.

Bancada de Oposição: Luciana de Edélio, Jair de Sussú, Ronaldo de Deli, Reanata de Leu e Caburé (falta Jorge na foto)

Logo depois da posse dos vereadores, foi realizada a eleição para a presidência da Câmara. Renata de Araújo Santos foi eleita presidente para o biênio 2021-2022, com 06 votos. Na mesma chapa, Luciana Lacerda (PCdoB) foi eleita para a 1a Secretaria e chega ao legislativo oxigenada pela experiência de quem conhece onde o lugar e funções que exercerá durante os próximos quatro anos.

Confira a nova Mesa Diretora:

  • Presidente: Renata de Araújo Santos (PDT)
  • Vice-presidente: Jair Lacerda Rocha (PCdoB)
  • 1º Secretário: Luciana Lacerda Soares Santos (PCdoB)
  • 2º Secretário: Sivaldo Pereira Souza (PCdoB)

Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também