Blog do Cabral Jornalismo Diferente

Rodrigo Ribeiro: 10 de outubro, Dia Mundial da Saúde Mental

Hoje, dia 10 de Outubro, é o Dia Mundial da Saúde Mental, atividade à qual o Psicólogo Rodrigo Ribeiro, orgulhosamente, se dedica há 12 anos.
Ele explicou hoje em suas redes sociais que, neste ano de 2020, celebramos essa data em um momento atípico, em que nossa rotina foi profundamente impactada pelos efeitos do COVID-19 e que, mais do que nunca, o investimento em Saúde Mental se provou necessário, já que inúmeros profissionais de saúde tiveram que atuar em circunstâncias tão desafiadoras.
Da mesma forma, seguiu falando dos alunos, que tiveram que se adaptar às aulas à distância, enquanto que os mais pobres tiveram o acesso à educação completamente interrompido; dos trabalhadores, que tiveram seus empregos ameaçados; daqueles que já sofriam com a ausência de políticas públicas e foram ainda mais prejudicados e dos que já estavam em estado de vulnerabilidade e mergulharam profundamente no isolamento.
O Psicólogo, que já atuou em diversos serviços de assistência psicossocial do Município de Vitória da Conquista, falou sobre a precariedade do atendimento às demandas do povo, destacando à situação das famílias que perderam seus entes queridos durante a pandemia e se quer puderam fazer um cerimonial de despedida, que é um rito tão importante da nossa cultura, o que pode trazer grandes impactos à saúde mental das pessoas.
“Por esses e vários outros motivos, deixo aqui meus parabéns a todos os profissionais de saúde mental, por persistir na missão de dialogar com as pessoas, oferecendo o acolhimento do qual elas tanto necessitam. Reforço que esse é o momento de nos conscientizarmos sobre a importância da destinação de recursos às políticas públicas, que garantam aos que mais precisam acesso à assistência psicossocial. Para isso, investimentos são necessários.”, disse Rodrigo.
Recentemente, em live uma sobre o tema, o Deputado Federal Waldenor Pereira falou de como Rodrigo o sensibilizou à destinar uma Emenda Parlamentar de R$ 800.000,00 à restruturação e requalificação do programa de saúde mental de Vitória da Conquista, agradecendo-o pela provocação e destacando suas qualidades como profissional e ativo militante da causa.

Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também