Blog do Cabral

Sinserv, familiares e amigos choram morte do professor Roberval

“Um dos últimos intelectuais de nossa geração”. Assim um amigo se referiu ao professor Roberval de Jesus Silva, falecido na manhã desta terça (26/04) opaca e nublada nos corações dos familiares e tantos amigos. Na redes sociais crescem as manifestações a cada hora após a notícia que pegou a quase todos de assalto.

Sempre na luta pelo Sinserv e ao lado da amiga Lúcia

Não acredito, outro dia, dia 08 de abril, Val estava com a gente numa assembleia do sindicato“, lamentou a colega sindicalista e presidente do maior sindicato de Vitória da Conquista, o Sinserv, dos servidores públicos municipais, que chora a dor da perda do grande amigo, a quem visitou ainda ontem, segunda-feira, na UTI do Hospital Regional.

“Não consigo acreditar que perdi meu amigo e irmão de tantas, tantas lutas, assembleias, tantas décadas e tantos sorrisos e embates”, disse Lúcia Chagas ao blog do Cabral, apresentando o currículo do companheiro, que foi diretor da  Federação Interestadual dos Servidores Públicos Municipais e Estaduais (FESEMPRE) por quase 35 anos. “Literalmente uma vida inteira dedicada à luta pelos direitos dos trabalhadores”, lembrou Lúcia.

Com o amigo inseparável Cesar Nolasco

Pontuando a amizade, companheirismo e lealdade do professor com quem dividiu a presidência do Sindicato do Magistério Municipal Público (SIMMP) nas gestões 2005 e 2009, além da direção da APLB em 2013,  César Nolasco, atual diretor da Regioanl Sudoeste da APLB, desabafou: “Nossa luta pelos direitos dos professores vem de 20 anos de reuniões, viagens, assembleias, sorrisos, tapas na mesa, conquistas e lágrimas juntos, Val deixará uma lacuna no magistério público e nas nossas vidas”.

Fundador do Sinserv, José Marcos Amaral, destacou a importância do companheiro de luta: “Roberval sempre esteve presente em todos os movimentos e momentos sindicais, políticos, sociais e comunitários. São mais de 30 anos de sindicalismo e luta, entre pancadas e vitórias. Val era meu irmão”, lamentou Zé.

O jornalista Isaac Cabral foi assessor de comunicação e imprensa em duas entidades sindicais nas quais Roberval foi diretor. “Além de amigo querido, foi meu vice-presidente no Simmp em 2005 e atualmente era diretor no Sinserv. Roberval era um exímio e irrefutável dirigente sindical, era difícil contestá-lo;, as principais ferramentas de seu trabalho foram o conhecimento, sensatez e equilíbrio, quando falava tinha o respeito de seus pares e ímpares na luta pela manutenção e ampliação dos direitos trabalhistas”.

Memorável! Isaac Cabral, Lucas Nunes, Chico Estrella e Lúcia Chagas
A voz do Sindical!

Já o vereador Chico Estrella reafirmou a seriedade e compromisso do professor com a coisa e causa públicas. “Roberval é a marca do sindicalismo mais eficiente e da política proposta e praticada com ética e comprometimento com a comunidade e a classe trabalhadora. Não se encontra facilmente alguém com o caráter que Roberval tinha e não há quem possa diminuir a grandeza deste homem que ‘combateu o bom combate, terminou a carreira e guardou a fé, deixando um legado de honra a todos que o conheceram”.

“Muito inteligente, discutia e explanava política como poucos, grande mediador e bom argumentador. Foi apoiador do Grupo Independente, articulou ao nosso lado, muitas pautas para os debates de nosso prefeiturável, Romilson Filho (PP)”, pontuou o educador Pablo Paes Landin, professor de educação física, amigo de conjuntura política e de profissão sobre o mestre Roberval.

Credibilidade: 35 anos na FESEMPRE

“Deus levou nosso amigo Roberval pra junto Dele e nós ficamos orfãos, Conquista perde muito com a falta de Roberval que nunca falava, nem trabalhava por si mesmo, era sempre pelo próximo e pelos outros e deixa um legado pra todos nós”, despediu-se Romilson Filho, em manifestação aberta, ao afirmar que recebeu com muita tristeza a morte de Roberval.  Para o presidente do Partido Progressista (PP) em Vitória da Conquista, “Val era um homem espetacular e honrado, competente e preparadíssimo, dedicou sua vida a fazer o bem e o Grupo Independente deve muito a Roberval”. Romilson lembrou que “ele preparou os candidatos do ‘GI’ pra muitas pautas sobre a educação, políticas públicas e sociais durante a campanha municipal há 1 ano e meio” e “muito mais, ajudou a cidade e aos professores”.

Com esposa Rosemaire e filho Rafael! Força!!!

“Uma pessoa fantástica, inteligentíssimo, honestíssimo, que deixa um histórico de consciência de classe, ideias, planos, propostas e ações pela e para educação municipal”, registrou o advogado Lucas Nunes, que concluiu afirmando que “os professores municipais devem muito a Roberval”.

Em sua partida para a eternidade, Roberval deixa a esposa Rosemaire Sampaio Vieira Silva e o filho Rafael Sampaio Vieira Silva, com quem a diretoria do Sinserv e o Blog do Cabral dividem seus sentimentos de honra, reconhecimento e gratidão.

O velório de Val está confirmado para o Plenário da Câmara Municipal, a partir das 17hs, e o sepultamento, previsto para a manhã desta quarta-feira (27/04), no Cemitério da Saudade.

 

CONFIRA GALERIA ABAIXO COM FOTOS DA TRAJETÓRIA DE ROBERVAL :


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também